Humanize os seus planos de formação

 
 

Já sentiu que os planos de formação da sua empresa são desajustados e não endereçam as reais necessidades de conhecimento e qualificação das suas equipas e muito menos as necessidades especificas de cada perfil de colaborador?

Todos os anos as dificuldades são as mesmas, se por um lado a formação é um requisito legal obrigatório, por outro a falta de tempo para proporcionar formação aos colaboradores, os budgets limitados e a falta de conhecimentos técnicos dos processos produtivos por parte dos responsáveis de formação, fazem com que os programas de formação se repitam ano após ano após ano, saturando os colaboradores e desacreditando as vantagens de um plano de formação efetivamente desenhado à medida de cada organização.

Repetidamente ouvimos dos nossos clientes, que todos os anos fazem a mesma formação obrigatória, normalmente cumprindo as 35 horas legais com a repetição dos mesmos temas, entre os quais, a Higiene e Segurança no Trabalho.

O levantamento de necessidades de formação deve ser considerado como a base de todo o processo de gestão da formação para as empresas. Para que este levantamento seja completo e contribua para um plano de formação efetivamente à medida da organização devem ser tidos em conta fatores como o contexto em que a empresa se insere, o estado do mercado, as necessidades de inovação dos processos e produtos, as qualificações reais da organização, o estudo aprofundado dos processos de fabrico e os objetivos da organização, entre outros.

Na Hozen, não só possuímos os instrumentos e as metodologias necessários à análise da situação atual de cada empresa, tendo em conta a sua área de atividade e especificidades, como dispomos de um conjunto de profissionais que estuda a fundo os processos de fabrico dos nossos clientes, identificando as necessidades de formação especificas de cada perfil de colaborador de acordo com as suas funções, definindo programas de formação orientados a cada uma dessas necessidades.

By Isabel Claro da Fonseca - Business Manager da HOZEN Academy

 

03 abril 2019