Num contexto muito especial que é este contexto de pandemia à escala global que atravessamos, as empresas de carácter exportador (ou, em sentido inverso da cadeia de abastecimento, as que efetuam o seu abastecimento em mercados externos…) ou que, a breve trecho, desejam aceder a novos mercados, devem munir os seus colaboradores/as de conhecimentos sólidos, nomeadamente, entre outros, nas áreas da preparação e embalagem para exportação, operação logística e articulação com os forwarders / transitários, bem como, a nível do mercado único, conhecer o novo sistema REX (exportador certificado) e a mais recente revisão dos Incoterms – versão 2020.
Neste curso iremos elevar as suas competências sobre a função “Logística”, em particular, na abordagem técnico-prática dos fatores operacionais e de gestão inseridos no âmbito da Logística Internacional, isto é, o modo como a nível comercial global poderão ser definidos processos e procedimentos internos de/para as áreas de importação e/ou exportação.
Dotar os participantes de competências pró-ativas para o desenvolvimento de negócios internacionais
Otimização de procedimentos logísticos na exportação;
Conhecer os processos de transportes internacionais;
Identificar as obrigações e princípios éticos das partes envolvidas no processo de exportação;
Conhecer o RGIT no clausulado aplicável à área de Logística Internacional;
Conhecer, identificar e aplicar, segundo os produtos e/ou serviços da empresa, o(s) Incoterm(s) @2020 mais favorável à eficiente realização das transações comerciais externas e em cada mercado;
Conhecer o que a atual situação pandémica alterou nos procedimentos segurança intrínsecos aos processos de Importação / Exportação.
A Logística na Cadeia de Transporte na Exportação
- Constituir e Otimizar o esquema logístico internacional;
- Escolher e selecionar os modos de transporte na exportação;
- Organizar à distância o controlo dos prestadores de serviço;
- A importância na exportação da padronização das paletes e contentores.
- Custos Diretos, Indiretos, Fixos e Variáveis no transporte rodoviário;
- Elementos a recolher custeio especifico em “vazio” e em “carga”.
- Resolução de Caso Prático.
- Quando e porquê recorrer ao outsourcing;
- Contrato de seguro. Seguro de cargas.
- Código Aduaneiro Comunitário;
- Disposições de aplicação do Código Aduaneiro Comunitário.
- Análise do regime económico aduaneiro;
- Identificação de Responsabilidades dos diversos agentes e entidades.
- Cláusulas aplicáveis;
- Principais Coimas e Contraordenações.
- Origem e Evolução dos Incoterms;
- As Principais alterações dos Incoterms 2010 vs. Incoterms 2020;
- Os Incoterms 2020 ao detalhe;
- Resolução de Caso Prático.
- Regulamentação, Documentação & Equipamentos e Veículos Operacionais;
- A responsabilidade dos transportadores.
- Menção dos Principais Ajustes aos Procedimentos de segurança.
Quadros médios e superiores, que tenham ou que venham a ter responsabilidades sobre a Gestão de toda a Cadeia de Abastecimento (ou parte dela).
Tempo estimado de dedicação: 8H
Sessões síncronas: 22 e 25 de junho de 2021, das 09H00 às 13H00.
Engº Miguel Silva
- Licenciado em Informática de Gestão pelo ISMAI.
- Experiência profissional de 26 anos, dos quais 17, ligados direta ou indiretamente à Formação Profissional e Consultoria.
- Formador certificado desde 2001, com mais de 8500 horas ministradas em Portugal e no Estrangeiro.
- Desempenhou funções de Direção Logística e Distribuição em empresas de exigentes sectores de atividade como: mobiliário, comércio e distribuição de TI/SI e farmacêutica (das quais se destacam a Micrograf (Grupo TechData) e a Fresenius Medical Care) e funções de Gestor de Produção em ambiente industrial.
- Consultor de empresas em processos relacionados com reengenharia de processos e organização operacional nas áreas Logística Int./Ext., Gestão de Stocks, Procurement e Supply Chain Management.
- Desempenhou o cargo de Diretor Geral Executivo da Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF).
Em primeiro lugar deverá fazer inscrição AQUI.
Após a inscrição e pagamento, irá receber um link de acesso para entrar na plataforma à hora marcada. A Plataforma Hozen Academy é muito simples de utilizar e permite uma comunicação constante entre formandos e formadores. A formação será composta por: sessões Live (à hora marcada, em Direto), auto-estudo e realização de exercícios/ casos práticos.
Em caso de formação à medida, podemos utilizar outra plataforma, mediante preferência do cliente. A frequência neste workshop garante-lhe o acesso a tutoria por parte do formador, num período de 15 dias a partir do primeiro dia de formação.
Será emitido um Certificado SIGO a cada formando que apresente um mínimo de 90% de assiduidade.
VALOR: 150€ (isenção do IVA, ao abrigo do Artigo 9º, n.º 10 do CIVA)
E-mail de contacto: info@hozenacademy.pt