E-learning

Gestão de Equipas e Liderança

16 a 20 de outubro de 2023
Inscrições de 25/9/2023 a 16/10/2023

ONLINE - PLATAFORMA TEAMS

o período de inscrições terminou
 
 

Para os líderes, a inteligência emocional é essencial para o sucesso, pois permite a avaliação de situações com clareza e a tomada de decisões ponderadas comunicadas através de um feedback construtivo.

A melhoria dos desempenhos, exige hoje uma emocionalidade inteligente, aquela capacidade que nos permite “ler” as condicionantes emocionais, envolvidas em qualquer desafio, por forma a podermos obter o melhor enquadramento nos diferentes contextos, especialmente, na realidade empresarial.

Este referencial está orientado para ajudar a esclarecer os vários estilos de gestão, a importância de motivar com inteligência emocional e a reconhecer as várias barreiras presentes no processo comunicacional de um grupo de trabalho.

Motivar uma equipa de trabalho requer a identificação e desenvolvimento de competências relacionais que permitam focar um grupo de trabalho em objetivos organizacionais, assim como a identificação de planos de melhoria individual.

Ao participar nesta formação, irá a adquirir conhecimentos e técnicas que lhe permitam usar o comportamento como ferramenta de eficácia das equipas de trabalho, bem como desenvolver uma atitude proativa que visa a melhoria dos desempenhos, segundo o contexto organizacional. Conseguirá identificar e desenvolver competências de liderança e adquirir uma compreensão sólida de como as emoções e ações afetam as pessoas ao seu redor.

Conteúdos
  • A Gestão Emocional nos comportamentos do líder

- Autoconhecimento;

- Autoconfiança;

- Autocontrolo;

- Gestão do Stress e Socialização;

- Empatia;

  • Dinamizar a equipa com métodos de influência

- As atitudes nas diferentes formas de liderança;

- A liderança situacional e os motivadores no trabalho (a gestão da equipa e o prestígio);

- Planeamento do trabalho (porquê planear, gerir prioridades, etapas do planeamento, plano de ação);

  • O líder como Coach

- A delegação ( planeamento, organização de tarefas, envolvimento das equipas, responsabilidades);

- Regras de relacionamento profissional ( fornecer feedback construtivo aos colaboradores );

- A noção de qualidade de serviço e o valor do cliente.

  • A motivação de equipas e os processos de mudança

- A ação e as competências de uma chefia (A capacidade relacional; O acesso aos recursos, As atividades; As tarefas; A autonomia versus dependência)

- A prevenção dos conflitos e a comunicação assertiva

- A organização pessoal, o planeamento e a gestão do tempo versus resultados e fatores críticos de sucesso.

- As fases de desenvolvimento de uma equipa

  •  Dinamizar a equipa por métodos de influência

- As atitudes de comunicação nas diferentes formas de liderança

- A liderança situacional e o conhecimento dos diversos motivadores no trabalho (A gestão da equipa e o prestígio).

- Planeamento do Trabalho (Porquê planear; Gerir prioridades; Etapas do planeamento; Plano de ação)

Objetivos

No final da formação, o formando irá :

  • Caracterizar o conceito de Inteligência Emocional;
  • Distinguir os conceitos de QI e do QE, com impacto no sucesso pessoal e profissional;
  • Desenvolver habilidades interpessoais através da Inteligência Emocional;
  • Desenvolver e reconhecer os próprios estados emocionais e a emocionalidade nos outros;
  • Desenvolver as competências interpessoais fundamentais para melhorar o relacionamento com os outros;
  • Desenvolver a assertividade com vista à eficácia da comunicação com os interlocutores.
  • Adquirir conhecimentos e técnicas que lhe permitam usar o comportamento como ferramenta de eficácia das equipas de trabalho;
  • Desenvolver uma atitude proativa que visa a melhoria dos desempenhos, segundo o contexto organizacional.
  • Identificar diferentes teorias de motivação.
  • Identificar e diferenciar diferentes estilos de liderança.
  • Distinguir e caracterizar estilos comunicacionais.
Formador

Palmira Dias

- Licenciada em Psicologia (Universidade do Porto);

- Mais de 20 anos de experiência nas áreas: Gestão de Recursos Humanos; Avaliação do potencial humano; Seleção e Recrutamento de Quadros;

- Consultora Sénior em organização de equipas e motivação no trabalho;

- Experiência na Formação Comportamental dos níveis Direção, Quadros e Técnicos nas modalidades “intraempresas” e “interempresas”;

- Experiência em consultoria de gestão em PME`s, no âmbito de vários projetos cofinanciados, desde 2006;

- Experiência como formadora em ações de Formação Pedagógica de Formadores, desde 2005 (Regime Presencial e b-Learning).

Destinatários

Toda a esfera profissional.

Duração

Tempo estimado de dedicação: 9H

Sessões síncronas ONLINE : 16, 18 e 20 de outubro | 08H00 às 11H00 (Portugal Continental) | 09H00 às 12H00 (Moçambique)


Preços e Informações

VALOR: 110€. O valor é apenas aplicável a inscritos residentes em Portugal. Para se inscrever por favor preencha este formulárioPara conhecer o valor da inscrição para formandos residentes fora de Portugal, por favor envie o seu pedido para academy@hozen.pt

Após a inscrição e pagamento, irá receber um link de acesso para entrar na plataforma à hora marcada. As apresentações/manuais e outros documentos a disponibilizar aos participantes serão entregues em PDF.

Será emitido um Certificado SIGO a cada formando residente em Portugal, que apresente um mínimo de 90% de assiduidade. Para formandos residentes fora de Portugal será emitido um certificado de formação com o selo de garantia HOZEN.

E-mail de contacto: academy@hozen.pt