E-learning

Curso Internacional de Facilitadores de TPM - Total Performance Management

06 a 16 de setembro de 2021
Inscrições de 30/3/2021 a 07/9/2021

CURSO EM FORMATO E-LEARNING: PLATAFORMA HOZEN ACADEMY

Inscreva-se neste evento
 
 

Durante vários anos, as empresas japonesas conduziram mundialmente o ritmo competitivo da indústria em termos de excelência em manufatura. Mais tarde, a indústria europeia acabou por seguir o desafio, adotando e adaptando muitas técnicas de gestão japonesas, hoje largamente difundidas por toda a indústria mundial. Encarada atualmente como filosofia de trabalho fundamental para a garantia da competitividade na indústria automóvel, a Manutenção Produtiva Total (TPM) é implementada em empresas de todos os setores industriais nos 5 continentes.

Cada letra da sigla TPM tem um significado óbvio, porém muito importante e por vezes desconhecido: "Manutenção" significa a garantia de processos fiáveis e produção contínua. “Produtiva" relaciona-se com o objetivo final de um sistema de produção eficiente, e não meramente de uma manutenção eficiente, como é errada e frequentemente considerado. "Total" porque implica uma visão abrangente de todas as atividades relacionadas com o processo produtivo e na necessidade de o manter 100% disponível e sem perdas para as necessidades de produção.

Abordaremos neste curso a evolução do TPM ao longo da transformação e evolução da indústria mundial, desde a década 70 até à atualidade da i4.0, demonstrando como uma metodologia que começou no “coração” da fábrica se tornou numa filosofia de gestão corporativa adotada por centenas de grupos industriais, que hoje conhecemos como “Total Performance Management”.

Além de uma clara explicação sobre as relações com o “Lean Manufacturing” e o “World Class Management”, serão detalhados e praticados neste curso todos os elementos da implementação de um Total Performance Management bem sucedido, assim como os seus benefícios financeiros e operacionais.

Sendo o curso mais completo sobre esta metodologia na Europa, será conduzido por uma equipa que pratica os ensinamentos desta metodologia em 4 continentes há mais de 25 anos, além de apoiar hoje alguns dos mais eficientes e produtivos grupos industriais do mundo.

Objetivos

Ao frequentar este curso irá desenvolver competências que permitem implementar o TPM na sua empresa, com o objetivo de a tornar mais flexível, competitiva, lucrativa e com foco no cliente, recorrendo a uma metodologia inovadora de otimização do uso dos ativos (eliminando perdas no processo produtivo e não produtivo).

Conteúdos

 

ASPETOS ESTRATÉGICOS

  • Estratégia de Negócio vs TPM
  • Excelência operacional - Métodos e Correlações
  • Alinhamento Estratégico - Tático - Operacional

INTRODUÇÃO AO TPM

  • Total Performance Management
  • A Fiabilidade dos Processos ("zero avarias")

ESTRUTURA DE PILARES PARA GESTÃO EMPRESARIAL

  • Total Performance Management

PILARES DE FIABILIDADE 

  • Melhoria Específica
  • Manutenção Autónoma
  • Manutenção Planeada
  • Educação e Formação
  • Controlo Inicial

PILARES DE APOIO À GESTÃO EMPRESARIAL

  • Manutenção da Qualidade
  • Segurança, Higiene e Meio Ambiente
  • TPM nas Áreas Administrativas
Destinatários

Administradores, Diretores, Encarregados, Supervisores de Produção / Manutenção / Engenharia / Logística, Coordenadores de programas de Melhoria Contínua.

Duração:

Tempo estimado de dedicação: 40H

Sessões síncronas : 6, 7, 8, 9, 13, 14, 15 e 16 de setembro das 8H30 às 10H30 e das 11H00 às 13H00.

Parte Prática: 10 de setembro, das 8H30 às 17H30, na própria empresa do participante (serão dadas instruções específicas ao participante para realizar os exercícios).

Formadores


Paulo Canário -
Instrutor JIPM #167 (FACT Consulting - Brasil)

Sílvio Godoy - Instrutor JIPM #444 (FACT Consulting - Brasil)

Rui Silva - Instrutor JIPM #881 (HOZEN Consulting - Portugal)

Preços e Informações

Em primeiro lugar deverá fazer inscrição AQUI.

Os participantes são aceites por ordem de inscrição (há limite de inscrições).

A inscrição apenas será aceite após a receção da Ficha de Inscrição enviada pelo participante via email e confirmado o pagamento pela HOZEN Academy.

Todos os participantes receberão um Certificado numerado de Facilitador TPM, validado pela HOZEN Academy e pela FACT- Consultoria e Treinamento (Brasil).

 

 

 

E-mail de contacto: info@hozenacademy.pt
 

Pedido de Informação

Curso Internacional de Facilitadores de TPM - Total Performance Management