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Formação Inter-Empresas 

Total Performance Management

Encarada atualmente como filosofia de trabalho fundamental para a garantia da competitividade na indústria automóvel, a Manutenção Produtiva Total (TPM) é implementada em empresas de todos os setores industriais nos 5 continentes.

Abordaremos neste curso a evolução do TPM ao longo da transformação e evolução da indústria mundial, desde a década 70 até à atualidade da i4.0, demonstrando como uma metodologia que começou no “coração” da fábrica se tornou numa filosofia de gestão corporativa adotada por centenas de grupos industriais, que hoje conhecemos como “Total Performance Management”.

Além de uma clara explicação sobre as relações com o “Lean Manufacturing” e o “World Class Management”, serão detalhados e praticados neste curso todos os elementos da implementação de um Total Performance Management bem sucedido, assim como os seus benefícios financeiros e operacionais.

Sendo o curso mais completo sobre esta metodologia na Europa, será conduzido por uma equipa que pratica os ensinamentos desta metodologia em 4 continentes há mais de 25 anos, além de apoiar hoje alguns dos mais eficientes e produtivos grupos industriais do mundo.

 

Objetivos do Curso:

          - Desenvolver profissionais capazes de implementar o TPM na sua empresa, através de uma metodologia inovadora de otimização do uso dos ativos, com o objetivo de tornar a empresa mais flexível, competitiva, lucrativa e com foco no cliente.

          - Prepara líderes na áreas fundamentais de atuação do TPM, através de técnicas e métodos inovadores capazes de identificar e conduzir atividades de eliminação de perdas no processo produtivo e não produtivo.

 

Programa:

TPM - Aspetos estratégicos

  • Estratégia de negócio VS TPM
  • Excelência operacional - Métodos e Correlações
  • Alinhamento Estratégico/ Tático/ Operacional

Introdução ao TPM

  • Total Performance Management
  • A fiabilidade dos Processos - "zero avarias"

Estrutura de pilares para a Gestão Empresarial

  • Total Performance Management


Pilares de fiabilidade

  • Melhoria Específica
  • Manutenção Autónoma
  • Manutenção Planeada
  • Educação e Formação
  • Controlo Inicial


Pilares de apoio à Gestão Empresarial

  • Manutenção da Qualidade
  • Segurança, Higiene e Meio Ambiente
  • TPM nas áreas administrativas
     

Destinado a:

- Administradores, Diretores e Encarregados;

- Supervisores de Produção/ Manutenção/ Engenharia/ Logística;

- Coordenadores de Melhoria Contínua;

 

Vantagens do Curso TPM:

  • Exercícios práticos em ambiente fabril
  • Desenvolvimento do Ciclo de Melhoria
  • Workshop de integração dos Pilares
  • Grupos de trabalho
     

Formadores:

Os formadores do Curso TPM são certificados pelo JIPM (Japan Institute of Plant Maintenance) com mais de 25 anos de experiência na implementação do TPM.

Para mais informação e inscrições: info@hozenacademy.pt.

Consulte o programa aqui.

Formação Inter-Empresas 

World-Class Assets Management

No ambiente industrial de hoje, qualquer organização tem de produzir de forma eficiente para assegurar a sua sustentabilidade e crescimento. Torna-se necessário, por isso, gerir os ativos de forma eficiente e utilizar os processos e procedimentos corretos.
A pressão sobre as organizações para otimizar as operações de ativos está cada vez mais intensa, pois o tempo de inatividade torna-se cada vez mais caro. A gestão eficaz dos ativos gera valor para a empresa, através da renovação de ativos envelhecidos, da manutenção otimizada e do desenvolvimento da infraestrutura.

O WCAM (World-Class Assets Management), ou Gestão de Ativos de Classe Mundial, é um Modelo de Gestão composto por uma série de técnicas e ferramentas, exclusivas das melhores práticas de Gestão de Ativos, disponíveis atualmente nas empresas.
O objetivo do WCAM é aumentar o desempenho dos processos produtivos e administrativos através da otimização do Ciclo de Vida dos Ativos, procurando estabelecer a sua função estratégica e aumentar a sua contribuição para os objetivos estratégicos da Empresa.


A implementação do WCAM permite:
- Aumentar a eficiência dos processos
- Melhorar a qualidade dos produtos
- Melhorar o desempenho financeiro

Este curso tem como objetivo, formar Facilitadores da metodologia WCAM, fornecendo uma visão realista e prática sobre a gestão de ativos de Classe Mundial e uma abordagem inovadora dos ganhos potenciais existentes no ativo industrial.

Destina-se a Administradores, Diretores, Encarregados, Supervisores de Produção/ Manutenção/ Logística/ Infraestruturas, Coordenadores de Programas de Melhoria Contínua, entre outros.

O Curso será ministrado por formador internacional, especialista em WCAM e Produtividade, com mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento do programa WCAM e TPM, incluindo empresas premiadas como TPM Award pelo JIPM (Japan Institute of Plant Maintenance).

Para mais informação e inscrições: info@hozenacademy.pt.

Consulte o programa aqui.

Workshop Intra-Empresa 

Workshop 6 S's

A metodologia 6S permite desenvolver um planeamento sistemático, originando de imediato redução de desperdício de recursos e espaço e para a criação de uma cultura de organização, segurança e disciplina. Esta é a metodologia base para a implementação da Melhoria Contínua, sendo assim chamada devido à primeira letra de 5 palavras japonesas: 

  • Seiri (Organização),
  • Seiton (Ordem), 
  • Seiso (Limpeza),
  • Seiketsu (Padronização
  • Shitsuke (Disciplina)
  • e da palavra inglesa: Safety (Segurança).


Este Workshop de 16 horas é totalmente realizado em ambiente fabril e composto por 70% de componente prática, permitindo que os participantes implementem os conhecimentos adquiridos e, de imediato, se apercebam dos ganhos que esta metodologia proporciona.

 

Entregáveis/ Resultados esperados
Durante o workshop será desenvolvido um Projeto de 6S’s, numa zona Piloto, em ambiente fabril.

Destinatários

  • Técnicos de Produção (Operadores),
  • Técnicos de Manutenção,
  • Chefes de Equipa
  • Supervisores.

Para mais informação e inscrições: info@hozenacademy.pt.

Consulte o programa aqui.

Formação Inter-Empresas 

World Class Suplly Chain

No ambiente empresarial de hoje, qualquer organização tem de gerir a sua cadeia de abastecimento de forma eficiente para assegurar a sustentabilidade e o crescimento do seu negócio, reduzindo as perdas ao longo de toda a cadeia.

A Gestão da Cadeia de Abastecimento é um Modelo composto por uma série de ferramentas e metodologias de trabalho e de análise que permitem conduzir toda a gestão da cadeia de abastecimento a um nível de eficácia de classe mundial, com identificação dos indicadores de desempenho e dos fatores críticos de sucesso.

Objetivos do Curso:

          - Formar profissionais nas metodologias de classe mundial de Gestão de toda a Cadeia de Abastecimento, num ambiente internacional em contínua mudança e muito competitivo, dotando-os de ferramentas e de metodologias de trabalho e de análise.

Programa:

Dia 1

  • Definição de Gestão da Cadeia de Abastecimento
  • O Modelo de Gestão da Cadeia de Abastecimento
  • As várias etapas do processo
  • A gestão global, de cada etapa, das interfaces
  • Compras
  • Fornecedores
  • Produção

Dia 2

Planeamento

  • Previsão de vendas
  • Planeamento de recursos humanos, materiais, linhas de produção
  • Planeamento de receção de produto acabado
  • Planeamento da distribuição

Armazenagem

  • Gestão geral de armazém (gestão de espaço, higiene, segurança, equipamentos, estruturas, stocks, etc.)
  • Entradas e saídas de materiais
  • Gestão de encomendas e linhas de carga

Gestão de stocks e de Inventário

Dia 3

Distribuição

  • Planos de carga por transporte
  • Planos de carga por zona geográfica
  • Tipo de transporte
  • Rotas de distribuição

Inovação

  • Processo de Inovação
  • Capacidade de abastecimento
  • Planeamento para abastecimento
  • Lançamento de novo produto

Custos

  • Custos dos materiais
  • Custos de Produção
  • Custos de Armazenagem e Distribuição
  • Outros Custos

Capital

  • Capital Circulante
  • Nível de Créditos
  • Nível de Créditos fora do Prazo
  • Fluxo de Caixa

A Gestão da Cadeia de Abastecimento

  • Estratégia e Áreas chave
  • Melhoria Contínua
  • Balanced scorecard / Tableau de Bord

Indicadores de desempenho

 Destinado a:

Quadros médios e superiores, que tenham ou que venham a ter responsabilidades sobre a Gestão de toda a Cadeia de Abastecimento (ou parte dela).

Formador:

O Engº José Gabriel  é formado em Engenharia Mecânica, pelo IST e possui mais de 35 anos de experiência em “Supply Chain” e gestão de operações industriais em empresas de manufatura e processo.

É detentor de uma sólida experiência em gestão de fábrica, operações, qualidade, manutenção, projetos, armazéns, fornecedores e transportes e projetou áreas de produção, desenvolveu organizações de serviço ao cliente, de relação com fornecedores e integrou processos e sistemas, no mercado nacional e internacional.

É consultor Sénior em Gestão de Operações e metodologias e ferramentas de Melhoria Contínua.

Para mais informação e inscrições: info@hozenacademy.pt.

Consulte o programa aqui.

Jornadas de Produtividade 

Jornadas de Produtividade

As Jornadas de Produtividade resultam de uma parceria entre a HOZEN Academy e a Associação Empresarial de Águeda (AEA) e caracterizam-se por contar com um conjunto de seminários GRATUITOS de 3H de duração (14H30 às 17H30).

Com periodicidade mensal, estes seminários abordam temas relacionados com a Indústria, sendo abertos a toda a comunidade e realizam-se na Associação Empresarial de Águeda

Calendário:

 

Supply Chain Management - 28 Março 2019 (já realizado)

Redução de Custos para Maximização de Resultados - 16 Abril 2019 (já realizado)

Workplace Management - 30 Maio 2019 (já realizado)

Perdas e OEE - 18 Junho 2019 (já realizado)

Equipas de Alto Rendimento - 18 Julho 2019 (já realizado)

Inscrições obrigatórias em info@hozenacademy.pt ou 965 330 038.

formação  

Curso de formação - OPERATIONS MANAGEMENT EXPERT

O curso é ministrado por Docentes da Universidade de Aveiro e Formadores HOZEN ligados ao mundo industrial, que aliam uma sólida formação académica à experiência do saber-fazer, proporcionando aos formandos a vivência de situações reais, em ambiente industrial e o complemento da vertente teórica com casos práticos implementados pelas organizações parceiras neste curso. 

O Curso é composto por um conjunto de módulos e de seminários complementares, abordando temáticas e apresentando aos formandos as práticas Best in Class em domínios como Lean management, gestão de operações, gestão de ativos, gestão de pessoas, gestão da cadeia de abastecimento, logística industrial, factory drive e análise de resultados, gestão de projetos, entre outros.

É composto por formação em sala, na qual serão transmitidos os conhecimentos teóricos, mas também estudados casos práticos de referência, efetuadas visitas a empresas de referência na utilização de melhores práticas de gestão e desenvolvidos trabalhos em ambiente industrial, dando assim, uma forte componente prática a este curso.

Complementando os diversos módulos, serão desenvolvidos seminários, permitindo-se o contacto com a realidade empresarial e o network entre participantes e parceiros.

O Curso termina com a realização de um caso prático, por cada participante, em ambiente empresarial, validando-se assim, os conhecimentos adquiridos pelos formandos.

Destinatários

Engenheiros, Gestores e quadros médios. Destina-se a profissionais ligados à Indústria, que desempenhem funções nas áreas de gestão industrial, engenharia, planeamento e controlo da produção e operações, logística e Supply Chain Management, qualidade, I&D, entre outras.

Objetivos

O objetivo deste curso é desenvolver  conhecimentos, habilidades e  comportamentos focados na excelência dos  resultados operacionais, proporcionando:

  • Domínio das metodologias e ferramentas de referência mundial na Gestão de Operações;
  • Melhoria do planeamento e controlo de operações;
  • Aumento da eficiência e da eficácia do sistema de produção e de toda a cadeia de fornecimento;
  • Melhoria das competências de gestão de recursos;
  • Implementação de práticas de melhoria contínua;
  • Melhoria da comunicação interdepartamental.
Conteúdos Programáticos
  1. Excelência Operacional
  2. Gestão de Ativos
  3. Gestão da Qualidade
  4. Sistemas de Planeamento e Gestão
  5. Gestão da Cadeia de Abastecimento
  6. Factory Drive
  7. Gestão de Projetos
  8. Gestão Organizacional
  9. Líderes Eficazes e Equipas Eficientes
Métodos Pedagógicos

Será adotado o método expositivo complementado com a análise de exemplos, demonstração de técnicas e exploração de aplicações habitualmente usadas na gestão de operações. Esta combinação de métodos permite a aplicação dos conhecimentos teóricos e o desenvolvimento de competências específicas, por forma a atingir os objetivos globais da formação.

Avaliação

A avaliação combina a participação nas atividades realizadas durante a formação com trabalhos ou provas escritas.

Datas de realização

De 17 de Janeiro 2020 a 19 Setembro 2020.

Horário

6ª feira: 18:00 - 22:00
Sábado: 09:00 - 13:00

Alguma datas têm outro horário.

Preço

3.700,00€

Early bird discount de 20% (2.960,00€) para inscrições efetivas/ pagas até ao dia 17 de dezembro de 2019.

Mais informações aqui

Intra-Empresa workshop Inter-Empresas 

Workshop Planos de Ação sustentáveis e eficazes na Gestão da Qualidade

Este Workshop aborda, de forma inovadora o conceito de plano de ação sustentável, baseando-se numa metodologia diferenciadora, com uma abordagem proativa e sistemática, destinada a prevenir e erradicar problemas, alicerçar os conhecimentos e melhorar continuamente o desempenho.

Assente nas ferramentas de Gestão da Qualidade, esta metodologia permite aos Gestores de Qualidade e às Organizações em geral, melhorar os indicadores de performance, mas também o índice de desempenho e de capacidade do processo.

A aplicação desta metodologia garante uma abordagem completa e consistente para a resolução de problemas, análise de causa raiz e implementação de ações, de forma estruturada e sistematizada.

Objetivos
  • Identificar as áreas com maior necessidade de melhoria;
  • Identificar, priorizar e implementar ações de melhoria;
  • Consolidar planos de ação robustos e sustentáveis.
Conteúdos abordados

Identificar, priorizar e implementar oportunidades de melhoria. Monitorizar as métricas de melhoria selecionadas em relação aos resultados esperados.

Os Planos de Ação têm as seguintes fases:

  • Stage 1: Definição do âmbito, objetivos e métricas de avaliação;
  • Stage 2: Identificação das causas (8D/ fishbone diagrame, 5Wys, etc.);
  • Stage 3: Priorização (6M Matrix, Pareto analysis etc..);
  • Stage 4: Definição de planos de ação;
  • Stage 5: Monitorização.
Destinatários

Técnicos e/ou Chefias Intermédias

Duração

7 horas

Consulte o programa aqui.

 

Intra-Empresa workshop Inter-Empresas 

Workshop 6 Sigma

O Six Sigma procura desenvolver competências muito práticas na utilização do método DMAIC e das ferramentas Lean 6 Sigma básicas, possibilitando o suporte aos projetos. O Workshop 6 Sigma Yellow Belt também capacita os formandos para a liderança de projetos de baixa complexidade, mas geradores de resultados rápidos para a empresa.

A formação em 6 Sigma Yellow Belt é especialmente dirigida para quem pretende desenvolver a sua carreira na área de gestão da qualidade e/ou deseja implementar metodologias 6 Sigma na sua organização para tornar os projetos bem sucedidos.Os profissionais com formação Yellow Belt participarão essencialmente como membros da equipa de projeto, apoiando os Green e Black Belts a garantir a qualidade do projeto. Os 6 Sigma Yellow Belts serão responsáveis por conduzir projetos de melhoria básicos usando as ferramentas e técnicas Lean.

Objetivos

•Descrever e sintetizar os pilares da metodologia DMAIC e a importância da sua aplicabilidade de forma disciplinada

•Decidir o momento apropriado do uso de cada ferramenta White/Yellow Belt

 •Aplicar as ferramentas White/Yellow Belt segundo a metodologia DMAIC durante a realização de um projeto de melhoria, de um problema crónico ou atingir determinadas metas no seu próprio processo de trabalho.

Conteúdos abordados

Métricas Seis Sigma:

                            - DPMO

                            - RTY

                            - Cpk

                            - Sigma Value

  • Definição de Projetos e Project Charter
  • Medição – Introdução à recolha de dados e MSA
  • Princípios básicos da análise de Causas Raiz
  • Definição de Planos de Melhoria
  • Princípios básicos de Cartas de Controlo
Destinatários

Técnicos e/ou Chefias Intermédias

Duração

8 horas

Consulte o programa aqui.