Oferta Formativa

 
pesquisa no título e corpo da oferta formativa
 
E-learning 

Cursos HOZEN Academy - Formato E-learning

Fornecer cursos de qualidade faz parte da missão da HOZEN Academy!


Através da nossa plataforma online, poderá agora usufruir autonomamente de toda a qualidade HOZEN, reforçando as suas competências técnicas e comportamentais, através de um ambiente de aprendizagem integrado de formação à distância, com as mais recentes tecnologias e adaptada a todos os dispositivos (computador, tablet ou smartphone) a qualquer hora e em qualquer lugar.

Ao longo de cada curso/workshop terá o acesso a aulas, suportadas por conteúdos dinâmicos sempre com o apoio de um formador especializado,  que esclarecerá as suas dúvidas, dinamizará os fóruns de discussão e acompanhará os seus trabalhos/ atividades de avaliação.

 

CURSOS E-learning disponíveis:

 

Definição de Métodos de Ensaio / Controlo | Início a 04 Maio (Já terminou!) - ver aqui.

Metodologia 8D | Início a 27 Maio 2020 (a decorrer) - ver aqui.

Ciclo de Workshops "Supply Chain Management" | Início a 28 Maio 2020 - inscrições aqui.

  1. Gestão do Planeamento - 28 e 29 Maio 2020 | 4H 
  2. Gestão de Stocks - 2 e 3 Junho 2020 | 4H 
  3. Gestão de Compras - 4 e 5 Junho 2020 | 4H 
  4. Gestão de Fornecedores - 16 e 17 Junho 2020 | 4H 
  5. Gestão da Armazenagem - 18 e 19 Junho 2020 | 4H
  6. Gestão da Distribuição - 22 e 23 Junho 2020 | 4H
  7. Gestão da Produção - 25 e 26 Junho 2020 | 4H 
  8. Gestão da Inovação - 2 e 3 Julho 2020 | 4H 

Gestão de Projetos | Início a 01 Junho 2020 - ver aqui.

 Inscrições aqui.

workshop E-learning 

Ciclo de Workshops "Supply Chain Management"

A HOZEN Academy inicia no próximo dia 28 de Maio um Ciclo de Workshops dedicados ao tema "Supply Chain Management - SCM".
O SCM é um processo que consiste em gerir os fluxos de bens, serviços, finanças e informações, de forma estratégica, garantindo a eficiência da relação entre a empresa e os seus clientes e gerando vantagens competitivas e Valor para os clientes.
Participando neste ciclo de formação, terá a oportunidade de obter/reforçar conhecimentos acerca de todas as atividades/processos que fazem parte do SCM e ficar a par das práticas World Class na gestão destas atividades.
Numa época de grande desafio para as organizações, otimizar recursos e garantir a eficiência dos processos é imperativo para garantir o sucesso dos seus negócios.

PROGRAMA

  1. Gestão do Planeamento - 28 e 29 Maio 2020 | 4H 
  2. Gestão de Stocks - 2 e 3 Junho 2020 | 4H 
  3. Gestão de Compras - 4 e 5 Junho 2020 | 4H 
  4. Gestão de Fornecedores - 16 e 17 Junho 2020 | 4H 
  5. Gestão da Armazenagem18 e 19 Junho 2020 | 4H
  6. Gestão da Distribuição22 e 23 Junho 2020 | 4H
  7. Gestão da Produção - 25 e 26 Junho 2020 | 4H 
  8. Gestão da Inovação - 2 e 3 Julho 2020 | 4H 

FORMADOR

Engº José Gabriel

Formado em Engenharia Mecânica, pelo IST.

Possui mais de 35 anos de experiência em “Supply Chain” e gestão de operações industriais em empresas de manufatura e processo.
Projetou áreas de produção e desenvolveu organizações de serviço ao cliente, de relação com fornecedores, integrando processos e sistemas no mercado nacional e internacional.
Consultor Sénior em Gestão de Operações e metodologias e ferramentas de Melhoria Contínua.


PREÇOS E INFORMAÇÕES

Investimento por Workshop: 40€ + IVA 23%

Preço Especial para inscrição nos 8 Workshops: 280€ + IVA 23%

Inscrições aqui.

Workshop Intra-Empresa 

Workshop 6 S's

A metodologia 6S permite desenvolver um planeamento sistemático, originando de imediato redução de desperdício de recursos e espaço e para a criação de uma cultura de organização, segurança e disciplina. Esta é a metodologia base para a implementação da Melhoria Contínua, sendo assim chamada devido à primeira letra de 5 palavras japonesas: 

  • Seiri (Organização),
  • Seiton (Ordem), 
  • Seiso (Limpeza),
  • Seiketsu (Padronização
  • Shitsuke (Disciplina)
  • e da palavra inglesa: Safety (Segurança).


Este Workshop é totalmente realizado em ambiente fabril e composto por 70% de componente prática, permitindo que os participantes implementem os conhecimentos adquiridos e, de imediato, se apercebam dos ganhos que esta metodologia proporciona.

Entregáveis/ Resultados esperados

Durante o workshop será desenvolvido um Projeto de 6S’s, numa zona Piloto, em ambiente fabril.

Destinatários:

Técnicos de Produção (Operadores), Técnicos de Manutenção, Chefes de Equipa, Supervisores.

Duração:

16 horas

Para mais informação e inscrições: info@hozenacademy.pt.

Consulte o programa aqui.

Formação Inter-Empresas 

Total Performance Management

Encarada atualmente como filosofia de trabalho fundamental para a garantia da competitividade na indústria automóvel, a Manutenção Produtiva Total (TPM) é implementada em empresas de todos os setores industriais nos 5 continentes.

Abordaremos neste curso a evolução do TPM ao longo da transformação e evolução da indústria mundial, desde a década 70 até à atualidade da i4.0, demonstrando como uma metodologia que começou no “coração” da fábrica se tornou numa filosofia de gestão corporativa adotada por centenas de grupos industriais, que hoje conhecemos como “Total Performance Management”. 

Objetivos do Curso:

  • Desenvolver profissionais capazes de implementar o TPM na sua empresa, através de uma metodologia inovadora de otimização do uso dos ativos, com o objetivo de tornar a empresa mais flexível, competitiva, lucrativa e com foco no cliente.
  • Preparar líderes na áreas fundamentais de atuação do TPM, através de técnicas e métodos inovadores capazes de identificar e conduzir atividades de eliminação de perdas no processo produtivo e não produtivo.

Destinatários:

Administradores, Diretores e Encarregados, Supervisores de Produção/ Manutenção/ Engenharia/ Logística e Coordenadores de Melhoria Contínua.

 Vantagens do Curso TPM:

  • Exercícios práticos em ambiente fabril
  • Desenvolvimento do Ciclo de Melhoria
  • Workshop de integração dos Pilares
  • Grupos de trabalho

Formadores:

Os formadores do Curso TPM são certificados pelo JIPM (Japan Institute of Plant Maintenance) com mais de 25 anos de experiência na implementação do TPM.

Duração:

40 horas

Para mais informação e inscrições: info@hozenacademy.pt.

Consulte o programa aqui.

Formação Inter-Empresas 

World Class Suplly Chain

No ambiente empresarial de hoje, qualquer organização tem de gerir a sua cadeia de abastecimento de forma eficiente para assegurar a sustentabilidade e o crescimento do seu negócio, reduzindo as perdas ao longo de toda a cadeia.

A Gestão da Cadeia de Abastecimento é um Modelo composto por uma série de ferramentas e metodologias de trabalho e de análise que permitem conduzir toda a gestão da cadeia de abastecimento a um nível de eficácia de classe mundial, com identificação dos indicadores de desempenho e dos fatores críticos de sucesso.

Objetivos do Curso:

  • Formar profissionais nas metodologias de classe mundial de Gestão de toda a Cadeia de Abastecimento, num ambiente internacional em contínua mudança e muito competitivo, dotando-os de ferramentas e de metodologias de trabalho e de análise.

Destinatários:

Quadros médios e superiores, que tenham ou que venham a ter responsabilidades sobre a Gestão de toda a Cadeia de Abastecimento (ou parte dela).

Duração:

24 horas

Para mais informação e inscrições: info@hozenacademy.pt.

Consulte o programa aqui.

Formação Inter-Empresas 

World-Class Assets Management

O WCAM (World-Class Assets Management), ou Gestão de Ativos de Classe Mundial, é um Modelo de Gestão composto por uma série de técnicas e ferramentas, exclusivas das melhores práticas de Gestão de Ativos, disponíveis atualmente nas empresas.
Através do WCAM, pretende-se aumentar o desempenho dos processos produtivos e administrativos de uma empresa, otimizando o Ciclo de Vida dos Ativos, procurando estabelecer a sua função estratégica e aumentar a sua contribuição para os objetivos estratégicos da Empresa. 

Objetivos do Curso:

  • Formar Facilitadores da metodologia WCAM, fornecendo uma visão realista e prática sobre a gestão de ativos de Classe Mundial e uma abordagem inovadora dos ganhos potenciais existentes no ativo industrial.

Destinatários:

Administradores, Diretores, Encarregados, Supervisores de Produção/ Manutenção/ Logística/ Infraestruturas, Coordenadores de Programas de Melhoria Contínua, entre outros.

Formadores:

O formador do Curso WCAM é um especialista internacional em WCAM e Produtividade, com mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento do programa WCAM e TPM, incluindo empresas premiadas como TPM Award pelo JIPM (Japan Institute of Plant Maintenance).

Duração:

32 horas

Para mais informação e inscrições: info@hozenacademy.pt.

Consulte o programa aqui.

workshop Inter-Empresas Intra-Empresa E-learning 

Workshop Planos de Ação sustentáveis e eficazes na Gestão da Qualidade

Este Workshop aborda, de forma inovadora o conceito de plano de ação sustentável, baseando-se numa metodologia diferenciadora, com uma abordagem proativa e sistemática, destinada a prevenir e erradicar problemas, alicerçar os conhecimentos e melhorar continuamente o desempenho.

Assente nas ferramentas de Gestão da Qualidade, esta metodologia permite aos Gestores de Qualidade e às Organizações em geral, melhorar os indicadores de performance, mas também o índice de desempenho e de capacidade do processo.
A aplicação desta metodologia garante uma abordagem completa e consistente para a resolução de problemas, análise de causa raiz e implementação de ações, de forma estruturada e sistematizada.

Objetivos do workshop:

  • Identificar as áreas com maior necessidade de melhoria;
  • Identificar, priorizar e implementar ações de melhoria;
  • Consolidar planos de ação robustos e sustentáveis.

Conteúdos abordados:

Identificar, priorizar e implementar oportunidades de melhoria. Monitorizar as métricas de melhoria selecionadas em relação aos resultados esperados.

Destinatários:

Técnicos e/ou Chefias Intermédias

Duração:

7 horas

Para mais informação e inscrições: info@hozenacademy.pt.

Este Workshop existe também em formato E-learning. Ver aqui.

Consulte o programa aqui.

 

workshop Inter-Empresas Intra-Empresa 

Workshop 6 Sigma

A formação em 6 Sigma Yellow Belt é especialmente dirigida para quem pretende desenvolver a sua carreira na área de gestão da qualidade e/ou deseja implementar metodologias 6 Sigma na sua organização para tornar os projetos bem sucedidos.Os profissionais com formação Yellow Belt participarão essencialmente como membros da equipa de projeto, apoiando os Green e Black Belts a garantir a qualidade do projeto. Os 6 Sigma Yellow Belts serão responsáveis por conduzir projetos de melhoria básicos usando as ferramentas e técnicas Lean.

Objetivos do workshop:

  • Descrever e sintetizar os pilares da metodologia DMAIC e a importância da sua aplicabilidade de forma disciplinada;
  • Decidir o momento apropriado do uso de cada ferramenta White/Yellow Belt;
  • Aplicar as ferramentas White/Yellow Belt segundo a metodologia DMAIC durante a realização de um projeto de melhoria, de um problema crónico ou atingir determinadas metas no seu próprio processo de trabalho.

Conteúdos abordados:

  • Métricas Seis Sigma:
  1. DPMO
  2. RTY
  3. Cpk
  4. Sigma Value
  • Definição de Projetos e Project Charter
  • Medição – Introdução à recolha de dados e MSA
  • Princípios básicos da análise de Causas Raiz
  • Definição de Planos de Melhoria
  • Princípios básicos de Cartas de Controlo

Destinatários:

Técnicos e/ou Chefias Intermédias

Duração:

8 horas

Para mais informação e inscrições: info@hozenacademy.pt.

Consulte o programa aqui.

workshop Inter-Empresas Intra-Empresa E-learning 

Gestão de Equipamentos de Laboratório

Mais do que um requisito normativo, a gestão de equipamentos é uma atividade dos laboratórios que tem por objetivo não só manter o equipamento em boas condições de utilização garantindo a aptidão para o uso, mas também garantir que os mesmos conferem exatidão e fiabilidade dos resultados nas medições.

O plano de calibração dos equipamentos faz parte do processo de gestão de equipamentos, onde é importante definir os critérios de aceitação dos mesmos, tendo em conta a sua aptidão para o uso, assim como os critérios de aceitação de certificados de calibração que eles possuem.

Objetivos do workshop:

  • Identificar as etapas do processo de gestão de equipamentos;
  • Definir um plano de calibração de equipamentos;
  • Definir o Erro máximo admissível para o equipamento (EMA);   
  • Interpretar e validar certificados de calibração de equipamentos.

Destinatários:

Técnicos e/ou Chefias Intermédias.

Duração:

4 horas

Para mais informação e inscrições: info@hozenacademy.pt.

Este Workshop existe também em formato E-learning. Ver aqui.

Consulte o programa aqui.

workshop Inter-Empresas Intra-Empresa E-learning 

Definição de Métodos de Ensaio / Controlo

A definição de métodos de ensaio tem por objetivo garantir a fiabilidade dos métodos de ensaio minimizando os erros associados ao processo de medição/ensaio de determinada grandeza.

Num processo de ensaio existem vários fatores que podem influenciar o resultado negativamente e podem estar associados ao método de ensaio, ao equipamento, ao ambiente, assim como fatores humanos.

Objetivos do workshop:

  • Identificar os principais fatores que influenciam um processo de medição;
  • Identificar os fatores que influenciam um processo de ensaio;
  • Identificar as principais etapas de um método de ensaio/controlo;
  • Definir e selecionar métodos de ensaio;
  • Definir e validar métodos de ensaio interno.

Destinatários:

Técnicos e/ou Chefias Intermédias.

Duração:

4 horas

Para mais informação e inscrições: info@hozenacademy.pt.

Este Workshop existe também em formato E-learning. Ver aqui.

Consulte o programa aqui.

 

workshop Inter-Empresas Intra-Empresa 

Métodos de Ensaio de Dureza

Dureza é uma característica de resistência de um material sólido que estima o quanto ele resiste a deformações permanentes. Existem diferentes modos de se avaliar a dureza dos materiais e com isso criaram-se diferentes escalas de dureza. A medição de dureza dos materiais é um método de controlo de especificações usado, para controlo de matérias primas e controlo durante os processos de fabricação de componentes.

Muitas vezes os materiais sofrem tratamentos de forma a alterar as suas propriedades mecânicas, fator esse que deve ser tido em conta na hora de selecionar a escala de medição de durezas. Num processo de medição de dureza existem vários fatores que podem influenciar o resultado negativamente, os quais podem estar associados ao método de ensaio, equipamento, assim como a fatores humanos.

A definição de métodos de ensaio de durezas tem por objetivo minimizar esses fatores e garantir a fiabilidade dos resultados ao longo do tempo.

Objetivos do workshop:

  • Identificar as diferentes escalas de dureza de materiais metálicos;
  • Identificação de fatores que podem influenciar os resultados de medição de dureza;
  • Identificar as fases de um processo de medição de dureza para ensaios por penetração, para as escalas Rockwell, Brinnel e Micro-Vickers.

Destinatários:

Técnicos e/ou Chefias Intermédias.

Duração:

4 horas

Para mais informação e inscrições: info@hozenacademy.pt.

Consulte o programa aqui.